EDIÇÃO ATUAL



EDITORIAL EDIÇÃO ESPECIAL

 

“Transver” o mundo


Eram os idos de 2006. Estávamos mergulhadas nos territórios da educação, da formação acadêmica de professores. Seguíamos na lida com as Ciências Humanas e Sociais, sem nos afastarmos das artes e da literatura. Atentas aos processos e movimentos sociais, buscávamos contribuir para a construção de um outro mundo, possível e necessário.

Transitando entre universidade e educação básica, nosso trabalho era movido pela esperança e pelo desejo de que o conhecimento deve ser também discernimento e memória. Nossas andanças foram inspiradas na ideia da educação como formação humana emancipatória. As juventudes, as infâncias, os adolesceres e a escola, assim como os trabalhadores da educação, moviam os nossos ideais, as nossas preocupações, nos impulsionando à realização de projetos direcionados aos sonhos que alimentávamos para a educação, para o País e para o mundo. Assim, fomos capturadas pela temática do olhar e pela possibilidade de a educação contribuir para outros modos de ver, que também são modos de sentir e de pensar.

Presencialmente e/ou a distância, imagens e telas estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea e nas experiências que nos humanizam tanto quanto nos desumanizam. A exposição e a produção de imagens eram e seguem como uma regra no cotidiano das pessoas, na escola e nos processos de socialização das novas gerações. Ninguém escapa ao apelo das imagens em uma sociedade cada vez mais imagética e espetacularizada.

Ao darmos início à seção “Educar o Olhar” na Revista Presença Pedagógica em 2006, estava claro para nós que a educação e a arte, assim como o olhar, devem nos fazer “transver” o mundo. Educar o olhar abre possibilidades numa ampla liberdade perceptiva, num sentido investigativo, que pergunta sobre os sentidos e intenções. Educar o olhar ajuda a ver além, sob vários ângulos e luminosidades. E para bem olhar é preciso calma, abertura, sensibilidade e atenção. É preciso interrogar o que se olha, questionar os nossos referenciais e os que são trazidos nas imagens.

Nesta Edição Especial de Presença Pedagógica, selecionamos alguns dos textos que foram publicados na seção “Educar o Olhar” ao longo de sua primeira década. A seleção dos artigos foi pautada na diversidade de época, temas e de autoria. Em função do espaço restrito, lamentavelmente, muitos textos e autores de grande importância não puderam ser contemplados. 

Esperamos, caro leitor, que você aprecie esta edição. Nosso propósito é prosseguir por muitas décadas com a seção, trazendo artigos e relatos que enriqueçam e contribuam sempre mais para a educação do olhar. E a todos os nossos colaboradores, renovamos nosso sincero agradecimento.

 

Inês Teixeira, Maria Jaqueline Grammont e Marília Sousa Dias

Coordenadoras da seção “Educar o Olhar”




Sumário

 

EDUCAR O OLHAR


Atlântico negro: na rota dos orixás

José de Sousa Miguel Lopes


Fotografia: o olho luminoso e infiel

Mariza Guerra de Andrade

 

O que é documentário?

Eugênio Magno

 

Biblioteca: distribuição do capital cultural

Maria Antonieta Pereira

 

Portal em diálogo: juventudes conectadas no ensino médio

Shirlei Rezende Sales, Aline Gonçalves Ferreira, Francielle Alves Vargas e

Michel Montandon de Oliveira

 

64 filmes sobre a ditadura militar no Brasil

Maria Jaqueline Grammont, Ana Lúcia de Faria e Azevedo e Inês Teixeira

 

Realidades em vídeos de jovens

Wenceslao Machado de Oliveira Jr.


O cinema brasileiro chega à sala de aula

Ana Lúcia Azevedo, Inês Assunção de Castro Teixeira e

Maria Jaqueline Grammont


Cultura da infância: dos livros de imagem ao YouTube

Adriana Hoffmann Fernandes

VOLTAR
HOME
TOPO

Parceiros

Espaço do Conhecimento UFMGPensar a EducaçãoPágina da EducaçãoLivraria Paulo FreireTeia de Textos

FACEBOOK

FALE CONOSCO

NEWSLETTER

Redação
editora@editoradoprofessor.com.br
Tel.: +55 31 3214-0901

Assinatura
assinatura@presencapedagogica.com.br
Tel.: +55 31 3213-0625 / 3213-2866

Editora do Professor
Rua Helium, 423 - Nova Floresta - CEP: 31140-280
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Cadastre-se e receba o nosso boletim eletrônico:
© Copyright 2014
Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela ConsulteWeb