EDIÇÃO ATUAL



EDITORIAL 

Movimentos pela educação

De 2015 a 2017, jovens brasileiros protagonizaram um movimento de ocupação de universidades e escolas públicas em diversas regiões do País. A luta era por novas experiências de escola, de currículo, experimentando outras práticas e lições. Os secundaristas modificaram os rígidos tempos e espaços escolares tecendo formas de organização e sociabilidade. A ocupação envolveu diferentes atividades, e toda essa grande e contundente movimentação foi registrada pelo cinema brasileiro. O artigo “Ocupações das escolas: movimento em cena”, de Haydenée Gomes Soares Manso, Inês A. C. Teixeira, Júlio Pereira Lima Aspis e Maísa Moura Chaves de Oliveira, conta como esse vigor juvenil chegou à sétima arte.

No Brasil, muitas são as mobilizações que lutam para garantir a oferta e o acesso ao ensino de qualidade. As comunidades quilombolas caminham há anos nessa direção. Com empenho e energia, reivindicam o direito à educação e igualdade, lutando por terra e por políticas públicas de construção de identidades, direitos étnicos e sociais. Está nas mãos desses povos do campo o prosseguimento da luta dos negros que foram escravizados ao longo da história do País. Maria Eloá Gehlen, no artigo “A memória de luta dos povos escravizados na Guerra dos Farrapos”, explica um “capítulo” dessa história que costuma passar desconhecido ou ignorado pela maioria da sociedade. A leitura nos ensina que esse movimento deixou um legado de resistência e coragem que não pode ser esquecido.

A capa desta edição de Presença Pedagógica é sobre o Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pelo MEC. Assinado por Maria Alice Braga Camilo da Costa e Samira Zaidan, o artigo “PIBID: oportunidade de desenvolvimento profissional” aborda importância desse programa para a formação continuada. Mobilizando professores da universidade e docentes da educação básica, o PIBID também se mostra um movimento pela educação.

 Boa leitura a todos! 

Marita Andrade


Sumário

 ARTIGOS 

 

Organização curricular da Educação de Jovens e Adultos

Maria Teresa Gonçalves Pereira

 

PIBID: oportunidade Anexo:

VOLTAR
HOME
TOPO

Parceiros

Espaço do Conhecimento UFMGPensar a EducaçãoPágina da EducaçãoLivraria Paulo FreireTeia de Textos

FACEBOOK

FALE CONOSCO

NEWSLETTER

Redação
editora@editoradoprofessor.com.br
Tel.: +55 31 3214-0901

Assinatura
assinatura@presencapedagogica.com.br
Tel.: +55 31 3213-0625 / 3213-2866

Editora do Professor
Rua Helium, 423 - Nova Floresta - CEP: 31140-280
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Cadastre-se e receba o nosso boletim eletrônico:
© Copyright 2014
Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela ConsulteWeb